domingo, 21 de setembro de 2008

Encontros e Desencontros!

Estava eu desencontrado da vida, quando uma vez mais, subia as ruas de Lisboa em direcção a um dos meus locais preferidos - o miradouro da Graça. Desta vez seguia por um caminho diferente quando, numa encruzilhada de ruas me surgiu a dúvida sobre qual o melhor caminho, resolvi perguntar a quem passava. Era um senhor na casa dos 40 que me responde com outra pergunta:

- Você é do Norte?
Respondi que sim, que era de Braga, pensando cá para mim: nota-se?

Em cerca de dez minutos, o homem contou-me uma parte da sua vida! Tinha uma filha a viver em Braga. Mostrou-me um vídeo que tinha feito, com o telemóvel, quando a fora visitar; e começou a cantarolar todas as terrinhas que conhecia no Minho e Douro Litoral. E eu que só queria ir até á Graça!!! Confesso que aquele momento até estava a ser engraçado. É sempre bom ouvir falar bem da nossa terra.

No final o senhor lá caiu em si e indicou-me o melhor caminho. Mas antes de me deixar ir embora, lá me deu um lamiré sobre a história da Igreja da Graça! Mais uma vez fui todo ouvidos e acabei por descobrir que foi mandada erigir por D. Afonso Henriques em meados do séc. XII. Não fazia ideia que a igreja fosse tão antiga!

No final, lá se desculpou por ter tomado o meu tempo e disse-me, já descendo a rua:

- Obrigado, por me ter escutado, tenha uma boa noite!
ao qual respondi:
- Ora essa, obrigado, igualmente para si!
Nisto ele volta-se novamente e diz:
- É isto que gosto na gentes do norte, a sinceridade dos seu sentimentos!

Confesso que aquelas palavras, caíram-me muito bem, pois era precisamente o que precisava ouvir nessa noite. Continuei a subir a rua em direcção ao meu destino, pensando cá para mim: que todos temos as nossas necessidades de atenção, e que o mais simples dos dizeres, pode encher-nos de alegria!

É nestes pequenos momentos que percebemos, que quando estamos com os nossos amigos, também nos esquecemos muitas vezes, de lhes dizer quanto eles são especiais para nós!

Sem comentários: